6 de fevereiro de 2012

Sistemas Reprodutores


O que é a reprodução?


 

É o processo através do qual se geram novos descendentes que têm a capacidade de futuramente se reproduzir entre si, transmitindo parte da sua informação genética de geração em geração, deixando descendência fértil


.

Para que seja possível reprodução, o corpo masculino e feminino sofrem mudanças tanto a nível morfológico, como fisiológico.

Ao introduzirmos este assunto, é indispensável falar de caracteres sexuais primários e caracteres sexuais secundários, uma vez que são eles que nos explicam essas mudanças.

Os caracteres primários são os órgãos sexuais. O pénis no caso do homem e a vagina no caso da mulher.



 

Os caracteres sexuais secundários são aqueles que apenas aparecem na puberdade. No caso das meninas começam a aparecer a partir dos 10 anos enquanto que no caso dos meninos começam a aparecer por volta dos 13 anos.

Quais os caracteres sexuais secundários em cada um dos sexos ?

- Nos homens, a presença de massa muscular, alargamento dos ombros, pêlos corporais e faciais, voz grave,  acne

- Nas mulheres, o crescimento das mamas, presença de pêlos púbicos e axilares, alargamento da bacia,  menstruação, acne…

 

Sistema Reprodutor Feminino





 

O sistema reprodutor feminino é um conjunto de órgãos que asseguram
a produção de óvulos e o desenvolvimento de embriões.


 

Quais as funções principais deste sistema?

- Génese de gâmetas e local de fecundação;

- Transporte dos gâmetas e local de fecundação;

- Desenvolvimento de novos seres;

- Produção de hormonas (estrogénio e progesterona)


 

Órgãos

Funções/Características

Ovários

Orgãos sexuais primários, produzem gâmetas, oócitos II, e as hormonas sexuais femininas – estrogénio e progesterona.

Este processo tem início na adolescência e termina com a Menopausa (40/50 anos).

Trompas de Falópio

As trompas de Falópio são dois canais extremamente finos que ligam os ovários ao útero. É nestes órgãos que se dá a fecundação

Útero

Tem o formato de uma pêra invertida, as suas paredes são bastante musculadas e vascularizadas. São constituídas por três camadas, sendo uma delas o endométrio. É aqui que ocorre a gestação após a implantação do ovo - nidação.

O Útero liga-se à vagina pelo colo do útero ou cérvix.

Vagina

A vagina é um canal musculosos que faz a ligação entre o útero e a vulva.

Junto à vulva, a vagina possui uma membrana muito vascularizada chamada hímen, que bloqueia quase por completo a sua entrada.

Na parede vaginal, há células que produzem muco para lubrificar essa região, para proteger a vagina contra os ataques dos microorganismos (através do seu pH acido), tendo também a função de limpeza e higiene.

Vulva

Conjunto dos órgãos reprodutores femininos externos que inclui, os grandes lábios, os pequenos lábios, e o clítoris. A sua principal função é a protecção de todos os órgãos que já referimos anteriormente.


 





Sistema Reprodutor Masculino





 

O Sistema Reprodutor Masculino é um sistema de órgãos, que certificam a criação de espermatozóides, células haplóides masculinas, responsáveis pela manutenção do património genético para as futuras gerações.

    

Este sistema tem como funções:

    - Espermatogénese;

    - Produção de hormonas como a testosterona e a Inibina (tem uma acção inibidora sobre a FSH e reguladora sobre a testosterona);

    - Produção, transporte e libertação de esperma;



 

Órgãos

Funções / Caracteristicas

Testículos

Gónadas masculinas, localizadas dentro do escroto. Responsáveis pela génese dos gâmetas, ou seja, pela espermatogénese e pela secreção das hormonas sexuais masculinas, como a Testosterona, que são responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários.

Cada testículo encontra-se dividido em lóbulos testiculares, onde existe entre um a quatro tubos seminíferos, dentro dos quais se produzem os espermatozóides.

Escroto

Bolsa que se localiza posteriormente ao pénis, dividido em dois sacos, cada um com um testículo Tem como função principal manter a temperatura dos testículos inferior (aproximadamente 34ºC) à do corpo.

Epidídimos

Canais muito longos, que têm como função principal o armazenamento e a maturação dos espermatozóides após a sua formação nos testículos.

Canais deferentes

Tem como funções principais, o armazenamento e transporte do esperma até à uretra.

É nestes canais que há a mistura de líquido prostático, líquido seminal e espermatozóides que originam o esperma.

Vesículas seminais

São duas bolsas encarregues da produção do líquido seminal – que contém nutrientes indispensáveis aos espermatozóides.

Próstata

Órgão produtor do líquido prostático - que é necessário à sobrevivência dos espermatozóides (contribui para a sua viabilidade e mobilidade).

Pénis

Órgão copulador. A pele deste órgão é mais fina e na parte terminal dobra-se sobre si mesma, formando o prepúcio que cobre a glande.

Quando se dá a erecção, o prepúcio recolhe e a glande é exposta. Ocorre também simultaneamente um transporte sob alta pressão de sangue arterial pelas artérias resultando num pénis rígido e erecto. O pénis tem como função a expulsão de esperma.

Uretra

Canal que transporta o esperma até ao exterior.

Glândulas de Cowper

São responsáveis por um fluido pré ejaculatório que é encarregue pela neutralização do pH e lubrificação. Constitui menos de 5% do esperma.




 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queremos melhorar...envia as tuas sugestões e comentários